Lawyer, Attorney, Barrister e Solicitor - Qual a diferença?
Termos diferentes para advogado em inglês: Lawyer, attorney, barrister e solicitor.⠀Quem já ouvir em filmes e se questionou se há ou não diferenças?⠀⠀⠀⠀⠀
Todas equivalem a advogado em português, mas na prática existem diferenças entre elas, dependendo de sua atuação e graduação.
No Brasil, bacharel em direito aprovado no exame da OAB é advogado.
Nos Estados Unidos, o termo lawyer é empregado tanto para o advogado que exerce o direito como para aquele que não exerce (bacharel em direito). Já attorney é utilizado para os profissionais que exercem a advocacia.
No Reino Unido e em algumas províncias do Canadá a diferença é outra.
Temos o lawyer, solicitor e barrister.
Solicitor e Barrister são dois termos usados para denominar as duas classes de advogado no direito inglês.
O Solicitor é o advogado que orienta e representa clientes nas instâncias inferiores e o Barrister é o advogado que atua nos tribunais superiores (aquele que usa peruca branca e toga). O primeiro contato de um cliente, em regra, é com um Solicitor que aconselha, elabora documentos, participa de negociações, firma acordos e prepara os casos para julgamento.
Se a ação for a um tribunal superior, o Solicitor (e não o cliente) contata um Barrister e informa todas as informações necessárias. Quer dizer, não será o mesmo profissional que acompanhará do início ao fim o processo.
Temos ainda a palavra advocate, podendo significar “advogado”, mas frequentemente quer dizer “defensor” (de uma causa, projeto ou ideia), “protetor” e não a prática da advocacia em si.
As diferenças com o direito brasileiro são gritantes.
Isso porque a estrutura jurídica do Brasil é o romano-germânico (Civil Law) e nos Estados Unidos e Inglaterra aplica-se o sistema do Common Law.
Harmonizar culturas e leis diferentes nem sempre é tarefa fácil, a analise de casa caso de uma forma sistêmica e integrada ainda é a melhor opção.
Gostou?
Siga-nos nas redes sociais!
Instagram: @scconsultoriajuridicaglobal
Comentários
Postar um comentário
Comente sua opinião!