Minha experiência com o Cartório on-line (E-notariado)


 

Na semana do meu aniversário, compartilho com vocês a minha recente experiência com o Cartório on-line (E-Notariado).


O sistema E-notariado foi aprimorado durante a pandemia, e vem funcionando como auxiliar para quem precisa de serviços cartorários (procurações publicas, assinar escrituras públicas, compra e venda de imóveis, etc). 


Conheci esse sistema durante um congresso on-line promovido pela ESA (Escola Superior de Advocacia), no período da pandemia e achei bem interessante, especialmente devido ao isolamento naquele momento.


Com o retorno gradual das atividades presencial, o E-notariado tornou uma excelente ferramenta para que está distante, no Brasil ou no Exterior. 
Pessoalmente, utilizei essa ferramenta para assinatura de escritura pública em Curitiba e para um casal de cliente de Brasileiros na Europa concluírem divórcio aqui no Brasil, ele na Dinamarca e ela em Berlim, sem a necessidade de comparecem ao Consulado ou Embaixada brasileira.


Foram duas experiências diversas, uma eu diretamente com Cartório de Imóveis (Curitiba) e outra com Cartório de Notas em Balneário Camboriú.


O procedimento é simples, com assinatura digital (certificado digital) na plataforma (utilizando a tecnologia blockchain,  uma espécie de  livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações).
Após essa assinatura na plataforma E-notariado, o cartório responsável pela escritura realiza uma video chamada, que é gravada e arquivada.


O procedimento durou cerca de 1 hora, da assinatura até a video chamada, podendo ser realizada pelo celular inclusive (eu utilizei o laptop, pela facilidade de acesso ao certificado digital e câmera de melhor qualidade). 


Para quem tiver interesse, recomendo que informe-se antecipadamente com o Cartório que realizará o procedimento, porque senti resistência do escrivão em realizar os procedimentos on-line  - "é muito  trabalhoso" - sim, eu ouvi exatamente isso de um dos cartórios - e precisei insistir e conversar diretamente com o Cartorário (talvez por falta de familiaridade com o sistema, alguns funcionários ainda não estão confortáveis com a nova forma de trabalho).

Para quem tiver interesse, o site é https://www.e-notariado.org.br


Vou começar a compartilhar mais experiências aqui no Blog, para artigos técnicos, clique aqui!

Minhas redes sociais:
Para agendamento de consultas particulares on-line, clique aqui!


Até a próxima !









 


Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

PROCURAÇÃO PUBLICA DIGITAL

Diferença entre Registro imobiliário e Matricula do Imóvel

Pensão Alimentícia em Euro. Seria possível?